Páginas

terça-feira, 27 de julho de 2010

Leitura Simultânea de Textos

Neste semestre iniciamos a Leitura simultânea de textos, é uma proposta que semanalmente iremos realizar com toda a Escola (alunos, professores e funcionários), nestes momentos teremos a leitura de textos que abordam a "cultura da Paz" para a reflexão e discussão do nosso papel diante desta proposta. Nesta semana lemos o texto "Era glacial".

Fábula da convivência
(Refletindo sobre o texto: Era Glacial)

Há milhões de anos, durante uma era glacial, quando parte de nosso planeta esteve coberto por grandes camadas de gelo, muitos animais, não resistiram ao frio intenso e morreram, indefesos, por não se adaptarem às condições.
Foi, então, que uma grande quantidade de porcos-espinho, numa tentativa de se proteger e sobreviver, começaram a se unir, juntar-se mais e mais.
Assim, cada um podia sentir o calor do corpo do outro. E todos juntos, bem unidos, agasalhavam uns aos outros, aqueciam-se mutuamente, enfrentando por mais tempo aquele frio rigoroso.
Porém, vida ingrata, os espinhos de cada um começaram a ferir os companheiros mais próximos, justamente aqueles que lhes forneciam mais calor, aquele calor vital, questão de vida ou morte. E afastaram-se, feridos, magoados, sofridos. Dispersaram-se, por não suportarem mais tempo os espinhos dos seus semelhantes. Doíam muito...
Mas essa não foi a melhor solução! Afastados, separados, logo começaram a morrer de frio, congelados. Os que não morreram voltaram a se aproximar pouco a pouco, com jeito, com cuidado, de tal forma que, unidos, cada qual conservava uma certa distância do outro, mínima, mas o suficiente para conviver sem magoar, sem causar danos e dores uns nos outros.
Assim, suportaram-se, resistindo à longa era glacial. Sobreviveram.


"Devemos aprender a conviver juntos como irmãos ou pereceremos juntos como tolos"
(Martin Luther King)

Redação e Produção: POIE Keiko

quarta-feira, 21 de julho de 2010

Cultura da Paz - Tecendo a rede...

     Preocupados com o aumento da violência nas relações humanas, os professoes de Ciclo II da Emef estarão trabalhando nesse semestre com foco na Cultura da Paz.

     "Respeitar a vida e a diversidade, rejeitar a violência, ouvir o outro para compreendê~lo, preservar o planeta, redescobrir a solidariedade, buscar equilíbrio nas relações de gênero e étnicas, fortalecer a democracia e os direitos humanos. Tudo isso faz parte da Cultura da Paz e Convivência.
     ... a Cultura da Paz não significa a ausência de conflitos, mas sim a busca por solucioná-los através do diálogo, do entendimento e do respeito a diferença. A Cultura da Paz possui valores que pretendem humanizar a humanidade." (InstitutoPOLIS - Convivência e Cultura de Paz)

     A violência e a "falta de amor", tem sido objeto de discussão e reflexão de vários segmentos da sociedade e encontrram-se registrados em diferentes portadores de textos, como essa música do Black Eyed Peas...



Acompanhe a letra e a tradução da música clicando aqui.

E você; o que pensa sobre o assunto, sobre as reflexões que a música nos propõe a fazer?
Será que "o amor" está presente no Nilo Peçanha?
Gostariamos de saber o que pensam os alunos, funcionários da escola e visitantes do blog.
Venham tecer essa rede com a gente.
Deixe aqui seu comentário.

Redação e Produção: POIE Keiko

" A auto-satisfação é inimiga do estudo. Se queremos realmente aprender alguma coisa , devemos começar por libertar-nos disso. Em relação a nós próprios devemos ser insaciáveis na aprendizagem e em relação aos outros, insaciáveis no ensino"
(Mao Tse-Tung)




 Assim, aguardamos o retorno de todos os nossos alunos; afinal a escola é por excelência um lugar para se aprender, ensinar e conviver.

Sejam todos bem vindos !!!

Redação e Produção: POIE Keiko

            

quarta-feira, 7 de julho de 2010

Retrospectiva do 1º semestre

As "férias" chegaram e no retorno às aulas teremos finalizado algumas etapas de nosso contínuo processo de ensinoxaprendizagem. Vale a pena relembar e conferir algumas dessas ações...
  • Projeto aluno Monitor - Trabalhos realizados na oficina e postados no site: Minha Escola é Notícia - Aluno monitor em acão: 
- Grupo Revolução: Produção de vídeo com apresentação dos monitores (1ª fase do projeto)


Ache outros vídeos como este em MINHA ESCOLA É NOTÍCIA

- Resultado da pesquisa realizada alunos e demais funcionários da escola: (2ª fase do projeto)
  Resposta a pergunta: Qual é o melhor lugar da escola para se conviver e aprender?


Ache outros vídeos como este em MINHA ESCOLA É NOTÍCIA

  • Projeto Copa do Mundo - África do Sul
- Uma aula diferente: Discutindo sobre a África do Sul ...


Ache outros vídeos como este em MINHA ESCOLA É NOTÍCIA

- Afinal, o que os alunos aprenderam sobre a àfrica do Sul?
  Confira as respostas.


Ache outros vídeos como este em MINHA ESCOLA É NOTÍCIA

  • Festa Junina - Aconteceu no dia 12 de junho e tivemos a presença de alunos, pais, ex-alunos e comunidade do Nilo. Foi muito legal; o vídeo abaixo mostra um pouco da nossa festa.

Ache outros vídeos como este em MINHA ESCOLA É NOTÍCIA


Redação e Produção: POIE Keiko

terça-feira, 6 de julho de 2010

FÉRIAS UHUUUUU!!!

Férias!!!
É assim que chamamos qualquer período longo que ficamos em casa.
Na realidade esse período que estamos vivendo tem um nome oficial, ele é RECESSO ESCOLAR.
O recesso é um período mais curto que serve na realidade para reabastecermos a "pilha" para retornarmos com muito ânimo para a reta final do ano: o 2º semestre.
A todos os alunos desejamos um bom descanso!
Mas aproveite esse período para usufruir das oportunidades que a nossa cidade oferece. Algumas dicas para os nossos Bloggueiros:
  • SESC POMPÉIA
  • MUSEU DA LÍNGUA PORTUGUESA
  • PARQUE DA ÁGUA BRANCA
  • HORTO FLORESTAL
  • PARQUE DA JUVENTUDE
  • CENTRO CULTURAL DE SÃO PAULO
  • PARQUE DO IBIRAPUERA
  • ESTAÇÃO CIÊNCIA
  • MEMORIAL DA AMÉRICA LATINA

Esses e muitos outros lugares têm atrações gratuitas e muito interessantes para todos.