No ultimo dia 6 de julho, aconteceu uma atividade muito especial
para os alunos de 1ºano do Nilo Peçanha. Uma união quase improvável das aulas
de Sala de Leitura e Educação Física mostrou que a interdisciplinaridade não
tem limite. Os conteúdos trabalhados em ambas as aulas resultaram em muita
alegria e aprendizado.
Parlendas, cantigas de roda e brincadeiras tradicionais são os
temas da atividade das Estações.
Nas aulas de Educação Física, as crianças aprenderam brincadeiras
populares. Este conteúdo é muito importante para o processo de desenvolvimento
e socialização da criança, proporcionando-lhe novas descobertas a cada momento,
refletindo diretamente no contexto social onde está inserida. Outro aspecto
importante é a contribuição do brincar para a
formação de cidadãos: responsáveis, conhecedores das regras sociais, com
respeito e dignidade ao próximo, solidários e cooperativos. A brincadeira é
capaz de desenvolver nossa concentração, atenção, conhecimento e desafiar nossa
criatividade e nossos limites, oferecendo modelos de convivência e, grupo.
Nas aulas de Leitura
as crianças entraram em contato com Parlendas e cantigas de roda. Parlendas são versos
falados ou cantados pelas crianças, com ou sem rima, com ritmo e muita
musicalidade. As parlendas pertencem às culturas e tradições de um povo, que
com muita criatividade criam versos em forma de cantigas de cunho infantil. Os
temas são os mais variados e curiosos, estão sempre próximo da realidade dos
pequenos. Você deve ter na memória alguma parlenda. Tente resgatar com seu
filho ou filha uma das parlendas abaixo:
·
Amanhã é domingo,
pé de cachimbo...
·
Um, dois, feijão
com arroz...
·
Batatinha quando
nasce...
·
Uni, duni, tê...
·
Rei, capitão...
·
Lá em cima do
piano...
·
Batatinha quando
nasce...
·
Papagaio louro...
·
Corre cutia...
·
Cadê o toucinho...
As aulas de Leitura
estimularam a interpretação dos versos pelas crianças com muito ritmo, muita
alegria e muita imaginação. As crianças
faziam uma roda e cantavam os versos em forma de brincadeira, e ao longo do
bimestre, aprenderam a interpretar, declamar e
recitar os versos para os amigos, trabalhando a fala e as demais formas de
expressão. Nas brincadeiras cantadas, outros aspectos podem ser observados:
expressão corporal e a interação que ajuda a criança no relacionamento com as
demais pessoas.
No dia da atividade, alunos monitores
dos Projetos AdoLeSer e Teatro auxiliaram
os alunos de 1ºano.
Os alunos fizeram a vivência de 4
brincadeiras populares num sistema de rodízio de equipes identificadas por
coletes das seguintes cores: verde, branco, amarelo e azul. Cada brincadeira era controlada pelos alunos
monitores que esclareciam as regras, mediavam conflitos e asseguravam a
integridade física das crianças. Essa vivencia tinha duração aproximada de 15
minutos por estação. As brincadeiras escolhidas foram: BARRA MANTEIGA, CABRA
CEGA, LENCINHO NA MÃO e ROUBA RABINHO.
Os alunos fizeram a vivência de 4
brincadeiras populares num sistema de rodízio de equipes identificadas por
coletes das seguintes cores: verde, branco, amarelo e azul. Cada brincadeira era controlada pelos alunos
monitores que esclareciam as regras, mediavam conflitos e asseguravam a
integridade física das crianças. Essa vivencia tinha duração aproximada de 15
minutos por estação. As brincadeiras escolhidas foram: BARRA MANTEIGA, CABRA
CEGA, LENCINHO NA MÃO e ROUBA RABINHO.
Para finalizar essa atividade lúdica,
fizemos uma estação de dança com todas as equipes juntas.
Professoras Lenice e Talita
“Como pode o peixe vivo
Viver fora da água fria
Como poderei viver
Como poderei viver
Sem a tua, sem a tua
Sem a tua companhia...”
Nenhum comentário:
Postar um comentário