OS DIREITOS DO CIDADÃO NA SAÚDE PÚBLICA...
Como tema norteador do nosso Projeto Político Pedagógico 2017, na EMEF
Presidente Nilo Peçanha - “A EDUCAÇÃO EM
DIREITOS HUMANOS”, viemos desde o início do mês de março empenhadas em
trabalhar com as/os alunas/os e a comunidade escolar questões da atual
conjuntura econômica política, principalmente no que se refere a retirada dos
direitos da classe trabalhadora.
A proposta consistiu num fórum para discussão sobre SAÚDE como direito humano:
Expusemos a importância da SEGURIDADE
SOCIAL; a questão previdenciária; a aprovação da PEC 55 (atual EC 95) e
seus efeitos negativos sobre a classe trabalhadora, - que depende para
minimamente sanar as condições desiguais no âmbito da CIDADANIA.
A necessidade da atividade surgiu a partir do trabalho de TCA (Trabalho
Colaborativo Autoral) das turmas de 7º e 8º anos com enfoque em uma Educação em
Direitos Humanos. O TCA é orientado pelas professoras: Talita da Cruz Coelho
(Professora Orientadora de Sala de Leitura), Renata Cecília Aguiar (Língua
Portuguesa) e Juliana Ferreira dos Santos (História).
Dentre os direitos escolhidos pelos alunos para aprofundamento de
estudo, a saúde mostrou-se relevante para ambas às turmas e proporcionou um
trabalho multi e interdisciplinar.
Os alunos participaram de uma sequência didática, na qual fizeram
pesquisas com a família e na Sala de Informática Educativa sobre os
espaços, recursos e ações da saúde pública. Além de pesquisas conheceram a
história do Sistema Único de Saúde por meio dos vídeos da “Série SUS”: um
pequeno projeto criado para conscientizar brasileiros e informar sobre o
Sistema Único de Saúde, mais conhecido pela sigla SUS. O projeto foi realizado
principalmente por um grupo de alunos do Programa Ciência Sem Fronteiras (CSF)
na National University of Ireland, Galway com apoio de
profissionais de saúde do Brasil.
Partimos para a discussão e conscientização da importância do SUS para
os cidadãos, enquanto política pública de saúde no território nacional;
discutimos a saúde como direito fundamental para o desenvolvimento humano; e por fim, nos conscientizamos juntos,
de que a saúde é um direito, sobretudo em relação à qualidade de vida e redução
das desigualdades.
Percebemos que a qualidade de vida, pensando num “bem-estar” sem
restrições, depende de diversos serviços oferecidos à população, não somente o
médico mais próximo quando adoecemos, depende também de saneamento básico, do
tempo de deslocamento da sua casa para o trabalho, de aparelhos de cultura
perto da sua casa, de alimentação de qualidade, enfim, de possibilidades reais
para o desenvolvimento integral do ser humano.
Refletimos também sobre as possibilidades de participação do cidadão na
construção e manutenção do SUS, através dos Conselhos Gestores, na forma de
controle social. Outra preocupação pedagógica que temos com os nossos alunos: o
desenvolvimento do PROTAGONISMO JUVENIL, na atuação comprometida e responsável
nos espaços de atuação da sociedade. Tendo como fundamental, na construção do
saber pedagógico, as demandas e escolhas dos alunos, através das ASSEMBLEIAS
(nesse caso, temática).
A partir dos vídeos e das pesquisas montamos uma caixa de dúvidas para
a convidada Fernanda Senna Lobo, (Fonoaudióloga do Centro Especializado de
Reabilitação Freguesia do Ó/Brasilândia- Secretaria Municipal de Saúde e
militante do Fórum Popular de Saúde) responder.
Na data da visita, além de responder às perguntas dos alunos, a
convidada Fernanda teve uma conversa sobre o conceito de saúde e apresentou o
mapa da região, apresentando os serviços e as características do entorno que
podem beneficiar ou prejudicar a qualidade de vida dos indivíduos.
Cada aluno produziu o mapa do entorno da sua residência e tiveram a oportunidade
de apresentar sua produção.
Os alunos se envolveram muito nas atividades e julgaram significativa e
esclarecedora a presença de uma profissional da saúde na escola. Além de
envolvermos toda a comunidade escolar numa conversa sobre os nossos direitos e
na conscientização de que a participação popular nos espaços é fundamental para
assegurarmos uma qualidade de vida, bem-estar e redução das desigualdades
sociais.
Referências
(bibliográficas, web sites, vídeos):
- “Cidadania e Educação” – Jaime Pinsky. Editora
Contexto, 1998.
- Declaração
Universal dos Direitos Humanos
- “Educação em Direitos Humanos: de que se trata?”
Maria Victoria Benevides, in Formação de Educadores -
Desafios e Perspectivas, por Raquel
Lazzari Leite Barbosa (Org.)
- “O caráter racista da PEC
55” – Djamila Ribeiro, in Revista Carta Capital.
- “Os princípios do SUS”,
in Série SUS.
- “Seguridade social:
conceito constitucional e aspectos gerais” – Fabio Camacho Dell'Amore
Torres.
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