Páginas

terça-feira, 15 de junho de 2010

Projeto Copa do Mundo - África do Sul: Máscaras Africanas

         A EMEF Nilo Peçanha já fez sua viagem para a África. Os alunos se prepararam e durante as aulas estudaram a história e cultura desse povo. Agora acompanham de perto o evento da Copa do mundo e, é claro, torcem pela equipe do Brasil.

Durante as aulas de artes com a professora Maria José
 os alunos confeccionaram máscaras africanas e aprenderam que os objetos da arte negra não são feitos para serem comtemplados, mas possuem sempre uma função concreta. Na áfrica, tanto os objetos de uso quotidiano (tigelas, banquinhos, tantãs) ou para cerimônias especiais (estátuas de antepassados, feitiços, máscaras) como as obras de arte têm sempre uma utilidade prática. As máscaras, por exemplo, são utilizadas nas danças, nos rituais de passagem, nas saudações das colheitas e no contato com o divino.


Confira o belo trabalho dos alunos do fund. II coordenados pela professora Maria José; o resultado encheu de arte e beleza o pátio da escola:





Assista a apresentação de slides com todas as produções dos alunos.Clic aqui!

Redação e Produção: POIE Keiko

39 comentários:

Anônimo disse...

eu fiz 1 dessas

Camila 8ªB disse...

Nossaa mano...xapa quente a festa junina..vendemo bolo pa caramba a casa dos monstro foi zika do pantano...xapa quente

ai é vida hein!!!!!
=D !

Anônimo disse...

ki bom...

Anônimo disse...

O Adriano Ta Me ouvindo

gabriel disse...

ma maravilhoso

gabriel disse...

eai kkkkkkaaaaaaaa

gabriel disse...

e jujujuju

juliana disse...

oii :)

Unknown disse...

Oii'*

juliana disse...

Oiie :)

gabriel disse...

deus te ama ****
!!!!

gabriel disse...

deus é fiel ficou mara maravilhoso

Profª Cristina - Diretora disse...

Parabéns! A exposição mostrou criatividade, habilidade e beleza! Este é o verdadeiro retrato dos nossos alunos e professores!

Anônimo disse...

ficaram legal essas mascaras!!!!!!

kelly disse...

adorei as mascaras que a profº fez obrigadoo maria josé

jose - 7°b disse...

As mascaras fiko~u boas mais nau apareceu a minha /
PAnico
o adriano ta me ouvindo
cade o chinelo
antonio nunes

natallya disse...

fiz muitas mascaras coma minha sala adorei opatio ficou bem enfeitado.

julio disse...

a minha éa melhor

@ disse...

Kd a comida???

Anônimo disse...

i ai eu nao vi na festa nais foi muito enfeitado

carlos disse...

nossa essas mascaras africanas foi muito legal principalmente porque e da aula de artes que a aula de artes e muito legal a maria jose tambem e legal tudo da aula de artes e lega

emillylopes disse...

ki bommmmm

luara 5b disse...

foi bom.

camillasouza disse...

da hora manooooo

laryssa - 5b disse...

nossa a festa junina foi da hora e o quarto do terro da hora todos os que ajudaram na preparacão o quarto do terro fiseram um bom trabalho vcs estão de parabens bjsssssssssssssss da laryssa 5b

Anônimo disse...

A festa foi show ;D mas não gostei muitto da Casa do horrores um bang assim... mas adorei foi de + D:

Faaloow pessoal :D ;* bye

catarina leite disse...

mmmmaaaaaaaaaaaannnnnnnnnnnnoooo ddddddddaaaaaaaaaaaaoooooooooooooooooooooooooooooorrraaaaa

shirley 5B disse...

fico feliz por a professora maria jose poder fazer trabalho com opesol da escola ficou linda as mascaras africans
beijos.............VALEU PROFESSORA

sarah jeniffer disse...

sarah disse
o as minhas mascaras ai........

stefany 5ªB disse...

ficou otimas estas mascaras parabens?

giovana disse...

a festa junina foi uma delicia deve ter dado o maior trabalho adanssa melhor ainda ameiiiiiiiiiiiii parabensssssssss a todos amo todos vcs bjsssssssssssss da sua amiga giovana da 5b.

giovana disse...

a festa junina foi uma delicia deve ter dado o maior trabalho adanssa melhor ainda ameiiiiiiiiiiiii parabensssssssss a todos amo todos vcs bjsssssssssssss da sua amiga giovana da 5b.

giovana disse...

a festa junina foi uma delicia deve ter dado o maior trabalho adanssa melhor ainda ameiiiiiiiiiiiii parabensssssssss a todos amo todos vcs bjsssssssssssss da sua amiga giovana da 5b.

camillasouza disse...

olha as mascaras africanas ai ficou dddaaaaaaooooorraaaaaaaa.

tiffany disse...

eu amei as mascaras por que eu levei um P

thais - 6b disse...

ficou muito legal professora valeu.

juliana 6b disse...

achei muito bom,parabéns professora Maria José

milena disse...

tambem legal os trabalhos das mascaras parabens professora maria jose

shirley 4a disse...

bom eu gostei muinto das brincadeiras e da comida tmbem e da dança mas eu chegei atrasada mas eu nao fiquei triste porque eu fis outras coisas tipo eu brinquei eu comi prinsipamente churasco estava muito bom e tambem o algutao beijinhos