Páginas

terça-feira, 27 de julho de 2010

Leitura Simultânea de Textos

Neste semestre iniciamos a Leitura simultânea de textos, é uma proposta que semanalmente iremos realizar com toda a Escola (alunos, professores e funcionários), nestes momentos teremos a leitura de textos que abordam a "cultura da Paz" para a reflexão e discussão do nosso papel diante desta proposta. Nesta semana lemos o texto "Era glacial".

Fábula da convivência
(Refletindo sobre o texto: Era Glacial)

Há milhões de anos, durante uma era glacial, quando parte de nosso planeta esteve coberto por grandes camadas de gelo, muitos animais, não resistiram ao frio intenso e morreram, indefesos, por não se adaptarem às condições.
Foi, então, que uma grande quantidade de porcos-espinho, numa tentativa de se proteger e sobreviver, começaram a se unir, juntar-se mais e mais.
Assim, cada um podia sentir o calor do corpo do outro. E todos juntos, bem unidos, agasalhavam uns aos outros, aqueciam-se mutuamente, enfrentando por mais tempo aquele frio rigoroso.
Porém, vida ingrata, os espinhos de cada um começaram a ferir os companheiros mais próximos, justamente aqueles que lhes forneciam mais calor, aquele calor vital, questão de vida ou morte. E afastaram-se, feridos, magoados, sofridos. Dispersaram-se, por não suportarem mais tempo os espinhos dos seus semelhantes. Doíam muito...
Mas essa não foi a melhor solução! Afastados, separados, logo começaram a morrer de frio, congelados. Os que não morreram voltaram a se aproximar pouco a pouco, com jeito, com cuidado, de tal forma que, unidos, cada qual conservava uma certa distância do outro, mínima, mas o suficiente para conviver sem magoar, sem causar danos e dores uns nos outros.
Assim, suportaram-se, resistindo à longa era glacial. Sobreviveram.


"Devemos aprender a conviver juntos como irmãos ou pereceremos juntos como tolos"
(Martin Luther King)

Redação e Produção: POIE Keiko

40 comentários:

Coordenadora Roberta disse...

Estes momentos de leitura em conjunto são essencias para reflexão e diálogo entre todos da Escola. Esta fábula significa o primeiro passo de muitos... e com esta iniciativa estaremos contribuindo para uma melhoria muito significativa na nossa Escola, em nós e no Mundo!!!

Cristna - Diretora disse...

A Paz começa na Escola.

kataline - 4c disse...

porco espinho
gotei da historia

NAYARA disse...

NAYARA EU ADOREI, PARA MIM FOI MUITO IMPORTANTE FIZEMOS UMA REFLEXÃO SOBRE NOSSO COMPORTAMENTO.

LETICIA disse...

LETICIA
APROFESSORA ANA PASSOU UMA REFLEXÃO.

KETLIN - 4ªC disse...

Eu aprendi que preciso melhorar.

lucas - 4 C disse...

É muito bunito o texto professora Ana você comtou o texto seria mente ese texto me a judol muito beiju lucas.

LUIS - 4C disse...

é muito bonito gostei; achei legal.

ALBERTO 4ªC disse...

A minha professora leu esta fábula
sobre o comportamento na escola,
assim com repeito e paz nós podemos ter bom aprendizado.

Alberto 4ªc
professora:Ana

RAFAEL - 4C disse...

EU ADOREI.
ADOREI
ESTUDAR E ESCREVER
O COMENTARIO

VICTOR 4C disse...

E GOSTEI POR QUE FALA SOBRE A PAZ.

VICTOR 4C disse...

E GOSTEI POR QUE FALA SOBRE A PAZ.

VINICIUS - 4C disse...

A MINHA PROFESSORA ANA É MUITO LEGAL.

GABRIELE disse...

GABRIELE
EU GOSTEI MUITO DO TEXTO QUE A PROFESSORA ANA PASSOU FOI MUITO IMPORTANTE PARA MIM ESSE TEXTO.

MATHEUS disse...

PROFE. ANA EU GOSTEI DO TEXTO É MUITO LEGAL.

kaiane 4c disse...

eu gotei da hitoria era glacial.

KAREN 4C disse...

Eu adorei que a professora Ana leu ESSE TEXTO .

FELIPE 4C disse...

EU GOSTEI MUITO.

antonio disse...

eu achei muito enteresante isso.

thais-4b disse...

eu ache o texto muito legal e eu adore este texto eu que poste mais texto

alan 4b disse...

eu achei muito interesante essa leitura.

Marina de souza gama 4b disse...

este texto foi legal e um pouco dolorosa, adorei

elaine 4b disse...

eu achei muito enteresante essa história...

CAMILLA-4B disse...

NÓS DEVIAMOS FAZER IGUAL AOS PORCOS ESPINHOS SE UNIR E NÃO BRIGAR...

lucas4b disse...

eu achei muito interesante

CAROL ELIZANGELA- 4B disse...

NOS AJANOS MUITO LEGAL PORQUE È INTERESANTE

JULIANA 4B disse...

gostei muito deste texto é muito legal adorei !!!!!!!!!!!!

julia 4b disse...

eu achei que essa historia é interesante e quem ler essa historia vai aprender muitas coisas que nenhuma pessoas saberia e vai ficar sabendo lendo essa historia e como convive com as pessoas.

Jéssica-4B disse...

eu achei muito interessante esse texto..muito legal..

igor -4b disse...

eu gostei muuito da história

Charles 4B disse...

eu achei munto legal e interessante

fabio 4b disse...

EU gostei desse texto e os porco estinho

Anônimo disse...

Achei muito legal

CAWAN 4B disse...

EU ACHEI O TEXTO MUITO INTRERESANTE E LEGAL PESSOA VÃO SABE NINGUEM NAO DA PRA VIVER SOZINHO

Gabriel e Gustavo 4B disse...

NOS GOSTAMOS MUITOS

Gabriel e Gustavo 4B disse...

NOS GOSTAMOS MUITOS

LETICIA 4B disse...

NOS GOSTAMOS DECE TESTO POR QUE UM TEM QUE UM AUOLTRO

Larissa disse...

eu achei que o blog da escola é muito legal e muito importante espero que sempre continua desse jeito muito legal e importante.

MARIA 4B disse...

EU ACHEI ESSE TEXTO MUITO INTERESANTE E AS PESSOAS QUE LER ESTE TEXTO VAI ADORAR PORQUE É MUITO LEGAL.

Anônimo disse...

É muito bonito o texto que a professora ANA nos contou esse texto me ajudoumuito. Bonito LUCAS.