Páginas

segunda-feira, 14 de agosto de 2017

Circuito das Estações - Interdisciplinaridade entre Educação Física e Sala de Leitura

No ultimo dia 6 de julho, aconteceu uma atividade muito especial para os alunos de 1ºano do Nilo Peçanha. Uma união quase improvável das aulas de Sala de Leitura e Educação Física mostrou que a interdisciplinaridade não tem limite. Os conteúdos trabalhados em ambas as aulas resultaram em muita alegria e aprendizado.






Parlendas, cantigas de roda e brincadeiras tradicionais são os temas da atividade das Estações.
Nas aulas de Educação Física, as crianças aprenderam brincadeiras populares. Este conteúdo é muito importante para o processo de desenvolvimento e socialização da criança, proporcionando-lhe novas descobertas a cada momento, refletindo diretamente no contexto social onde está inserida. Outro aspecto importante é a contribuição do brincar para a formação de cidadãos: responsáveis, conhecedores das regras sociais, com respeito e dignidade ao próximo, solidários e cooperativos. A brincadeira é capaz de desenvolver nossa concentração, atenção, conhecimento e desafiar nossa criatividade e nossos limites, oferecendo modelos de convivência e, grupo.
Nas aulas de Leitura as crianças entraram em contato com Parlendas e cantigas de roda. Parlendas são versos falados ou cantados pelas crianças, com ou sem rima, com ritmo e muita musicalidade. As parlendas pertencem às culturas e tradições de um povo, que com muita criatividade criam versos em forma de cantigas de cunho infantil. Os temas são os mais variados e curiosos, estão sempre próximo da realidade dos pequenos. Você deve ter na memória alguma parlenda. Tente resgatar com seu filho ou filha uma das parlendas abaixo:
·        Amanhã é domingo, pé de cachimbo...
·        Um, dois, feijão com arroz...
·        Batatinha quando nasce...
·        Uni, duni, tê...
·        Rei, capitão...
·        Lá em cima do piano...
·        Batatinha quando nasce...
·        Papagaio louro...
·        Corre cutia...
·        Cadê o toucinho...






As aulas de Leitura estimularam a interpretação dos versos pelas crianças com muito ritmo, muita alegria e muita imaginação.  As crianças faziam uma roda e cantavam os versos em forma de brincadeira, e ao longo do bimestre, aprenderam a interpretar, declamar e recitar os versos para os amigos, trabalhando a fala e as demais formas de expressão. Nas brincadeiras cantadas, outros aspectos podem ser observados: expressão corporal e a interação que ajuda a criança no relacionamento com as demais pessoas.
No dia da atividade, alunos monitores dos Projetos AdoLeSer e Teatro auxiliaram os alunos de 1ºano.

Os alunos fizeram a vivência de 4 brincadeiras populares num sistema de rodízio de equipes identificadas por coletes das seguintes cores: verde, branco, amarelo e azul.  Cada brincadeira era controlada pelos alunos monitores que esclareciam as regras, mediavam conflitos e asseguravam a integridade física das crianças. Essa vivencia tinha duração aproximada de 15 minutos por estação. As brincadeiras escolhidas foram: BARRA MANTEIGA, CABRA CEGA, LENCINHO NA MÃO e ROUBA RABINHO.




Os alunos fizeram a vivência de 4 brincadeiras populares num sistema de rodízio de equipes identificadas por coletes das seguintes cores: verde, branco, amarelo e azul.  Cada brincadeira era controlada pelos alunos monitores que esclareciam as regras, mediavam conflitos e asseguravam a integridade física das crianças. Essa vivencia tinha duração aproximada de 15 minutos por estação. As brincadeiras escolhidas foram: BARRA MANTEIGA, CABRA CEGA, LENCINHO NA MÃO e ROUBA RABINHO.
Para finalizar essa atividade lúdica, fizemos uma estação de dança com todas as equipes juntas.
Professoras Lenice e Talita
“Como pode o peixe vivo
Viver fora da água fria
Como poderei viver
Como poderei viver
Sem a tua, sem a tua

Sem a tua companhia...”

Nenhum comentário: