Páginas

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Leitura Simultânea de Textos - 5ª semana



"Amar seu ofensor é uma questão de natureza.
Ninguém pode dar aquilo que não possui."


...  refletindo sobre a natureza humana:
Texto: O monge e o escorpião

Um monge e seus discípulos iam por uma estrada e, quando passavam por uma ponte, viram um escorpião sendo arrastado pelas águas. O monge correu pela margem do rio, meteu-se na água e tomou o bichinho na mão. Quando o trazia para fora, o bichinho o picou e, devido à dor, o homem deixou-o cair novamente no rio. Correu então pela margem, apanhou um ramo de árvore, entrou novamente no rio, colheu o escorpião e o salvou. Ao voltar para a estrada, seus discípulos, que haviam assistido a tudo, o receberam perplexos e penalizados. Um deles disse:

– Mestre, deve estar doendo muito! Por que foi salvar esse bicho ruim e venenoso?

Outro comentou:

– Devia ter deixado que o escorpião se afogasse! Seria um a menos! Veja como ele respondeu à sua ajuda! Picou a mão que o salvara! Não merecia sua compaixão!

O monge ouviu tranquilamente os comentários e respondeu:

– O escorpião agiu conforme a natureza dele e eu de acordo com a minha.

(Leitura feita no dia 24/08 com todos os funcionários e alunos da escola)

Redação e Produção: POIE Keiko

19 comentários:

Keiko disse...

"Acredito que nossa natureza essencial é divina, mas que escolhemos o quanto dessa natureza queremos transparecer. No fim, nossa personalidade é, ou pode vir a ser, o produto de nossas escolhas diárias."

Isso pra mim diz tudo!

lucas disse...

eu gostei desse texto porque fala sobre os caramguejo

matheus disse...

eu gostei desse texto

Anônimo disse...

eu gostei desse texto por que é muito legau

Anônimo disse...

gostei desse texto, pois ele fala que cada um tem sua natureza, tanto o escorpião e o monge tem sua natureza.
gosto dessas leituras simultânias, todas tem sua moral e isso ajuda muito

luis disse...

eu goste dessetextoporque émuito legal

RAIANE disse...

OI PROFESSORA FERNANDA,
PARABENS MUITAS FELICIDADES ASSINADO RAIANE

Anônimo disse...

adorei essa historia e principalmente quando ele passava pela ponte.

marina disse...

[a] eu adorei esse texto porque o escorpião agiu com a sua natureza e o homem com a dele esse texto é uns do que eu não vou esquecer mais!!

IGOR-4B disse...

EU ACHEI O TEXTO DO MONGE E O ESCORPIÃO UM BOM EXEMPLO DE QUE NÓS DEVEMOS AJUDAR OS OUTROS DE QUALQUE MANEIRA

Anônimo disse...

eu gostei da historia porque ensina muitas coisas que as pessoas tem ajudar as pessoas mesmo se a pessoa for ruim tem que ajudar. julia 4b

juliana MLQIHS disse...

adorei a história se todos os homens de hoje o mundo não seria assim eu adorei mesmo muito !!!♥♥♥

Anônimo disse...

eu gostei da historia porque ensina muitas coisas

ELIZANGELA CAROLINY 4B disse...

NÒS ACHAMOS MUITO LEGAL E INTERESANTE PORQUE ELE FALA DE MUITAS COISAS E A POESIA È MUITO LEGAL.

LETICIA SILVA disse...

EU GOSTEI POR QUE SEMPRE QUANDO UMA PESSOA NÃO TE AJUDAR MESMO ASSIM VOCÊ TEM QUE AJUDAR

Anônimo disse...

ola eu gostei muito mesmo é muito legal se vc naõ ajuda o outro ele ñ vai te ajudar.

Anônimo disse...

olá esta histora é uma coisa muito boa porque alem de mostar o que as pessoas faz com as outras !!!!!!

Anônimo disse...

oi professora fernanda eu gostei muito mesmo se tiver mais moste para nóis!!!

paulo disse...

essa historia mostra que cada ser vivo tem seu instinto, e que cada um tem que saber conviver com isso.