Páginas

domingo, 15 de agosto de 2010

Leitura Simultânea de Textos - 3ª semana


Realizada no dia 11/08, a leitura do texto "A Ponte" proporcionou na escola um momento de reflexão sobre temas importantes nas relações: dialogar, escutar e perdoar são ações que devemos exercitar no nosso dia-a-dia para que possamos conviver de maneira mais harmonioza.

       "A Ponte"

Conta-se que, certa vez, dois irmãos que moravam em fazendas vizinhas, separadas apenas por um riacho, acabaram brigando.
Foi a primeira grande desavença em toda uma vida trabalhando lado a lado, repartindo as ferramentas e cuidando um do outro.
Durante anos, ao final de cada dia, eles haviam percorrido uma estrada estreita e muito comprida que seguia ao longo de um rio, para poder atravessá-lo e desfrutar um da companhia do outro. Apesar do cansaço, faziam a caminhada com prazer, pois se amavam muito.
Mas agora tudo havia mudado. O que tinha começado com um pequeno mal-entendido, acabou numa briga feia, com palavras ríspidas, e os irmãos não queriam mais nem ouvir falar no nome do outro.
Certo dia, logo cedo, chegou á casa do irmão mais velho um homem com uma caixa de ferramentas de carpinteiro na mão.
- Estou procurando trabalho - disse ele - talvez você tenha um pequeno serviço que eu possa executar.
- Sim! - disse o fazendeiro - Claro que tenho trabalho para você. Está vendo aquela fazenda além do riacho? É do meu vizinho. Na realidade, é do meu irmão mais novo. Nós brigamos e não posso mais suportá-lo. Pois bem, quero que você construa uma cerca bem alta ao longo do rio para que eu não precise mais vê-lo. Use aquela madeira ali perto do celeiro.
- Acho que entendi a situação - disse o carpinteiro. Mostre-me onde estão a pá e os pregos que certamente farei um trabalho que o deixará satisfeito.
Como precisava ir à cidade, o irmão mais velho deixou o carpinteiro trabalhando e partiu. Já anoitecia quando o fazendeiro voltou, e seus olhos não podiam acreditar no que viam. Em vez da cerca, havia uma ponte que ligava as duas margens do riacho. Era realmente um belo trabalho, mas o fazendeiro ficou enfurecido e falou:
- Você foi muito atrevido construindo essa ponte depois de tudo que lhe contei.
Porém as surpresas não haviam terminado. Seu irmão vinha atravessando a ponte correndo, e ao chegar perto foi logo dizendo:
- Quando eu vi essa ponte, senti que sou um idiota por ter brigado com você. Me perdoa, mano.
O irmão mais velho ficou alguns instantes imóvel, emocionado; em seguida, abriu os braços, correu na direção do outro e abraçaram-se chorando.
O carpinteiro estava partindo com sua caixa de ferramentas quando o irmão que o contratou pediu-lhe emocionado:
- Espere! Fique conosco mais alguns dias.
O carpinteiro respondeu:
- Eu adoraria ficar, mas tenho muitas outras pontes para construir.

"Aquele que não pode perdoar destrói a ponte sobre a qual ele mesmo deve passar."
(George Herbert)

. Confira no vídeo abaixo como se desenvolveu a atividade com a turma do 1º ano C:


Redação e Produção: POIE Keiko

2 comentários:

Prof. Ká disse...

Tão legal ver as nossas crianças tão interessadas! Espero que continuem assim sempre!

MOYSES - 2A disse...

QURIDA PROFESSORA FERNDA GOSTEI DO SEU POEMA ODIMO COM AMOR ALUNO MOYSES